RIO DE JANEIRO
Baixe aqui, para impressão, os modelos do Passaporte dos Monumentos Escoteiros e Bandeirantes no Estado do Rio de Janeiro, elaborado e produzido pela Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (dez/2019), em parceria com o CCME.
RIO GRANDE DO NORTE

Erguido inicialmente em 1964 no Cemitério de São João Batista, município de Assú, tem formato que lembra duas barracas de acampamentos, guardando os restos mortais de três expoentes do Centro Regional dos Escoteiros do Assú (CREA), núcleo fundado em 1934 e ativo até hoje (55ºGE José Nazareno Fernandes). O primeiro a ser enterrado na inauguração do monumento foi o escoteiro “José Nazareno Fernandes” que depois daria nome ao grupo quando registrou-se na União dos Escoteiros do Brasil, na década de 1980 e logo após, um lobinho na segunda barraca. Em 1991 o túmulo recebeu um dos fundadores do “CRÉA” o Sr. João Marcolino de Vasconcelos (“Seu Lou”).

A rua homenageia o ícone escoteiro do Estado do Rio Grande do Norte, o jovem “Humberto Lustosa”, um dos quatro jovens da Associação de Escoteiros Andantes que foram em 1923 de Natal a São Paulo a pé em um Raid. A pequena rua fica no bairro da Cidade Alta, a qual foi dada o nome de RUA ESCOTEIRO ANDANTE, fica entre as ruas José de Alencar e a rua Letícia Cerqueira.


Túmulo Perpetuam dos Escoteiros carentes da Associação de Escoteiros do Alecrim (RN), no Cemitério do Alecrim. É a primeira necrópole pública de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Foi inaugurado em 1856. Foi tombado como patrimônio histórico de Natal em 2011.

Visão do túmulo original, antes da reforma.
PARÁ


Praça do Escoteiro, em campina, Belém do Pará. – Foi inaugurado na praça em 02/10/1938 o Monumento ao Escoteiro, popularmente chamada de Estátua de Caio Vianna Martins. Existe publicação da Folha do Norte datada de 03/10/1938 que aduz ao fato da estátua ter sido colocada no local em homenagem a Luzida Phalenge, escoteira do Brasil, pelo prefeito de Belém Abelardo Conduru. A estátua foi furtada em 2018 e até o presente momento não foi reconstituída pelo poder público e não há sinal de ter sido enconrtada. No local está atualmente apenas o pedestal de granito.
Sobre o furto da Estátua: https://globoplay.globo.com/v/6948286/
IBGE: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=42427
PARANÁ

A Praça foi inaugurada em 1969 no Largo que fica em uma das regiões mais movimentadas da cidade, próximo também da estação de trem que segue para o passeio de morretes. Reinaugurada, após uma grande reforma em fevereiro de 2008 coordenada pelo vereador de Curitiba Paulo Salamuni, à época presidente nacional da União dos Escoteiros do Brasil (UEB), foi acrescentado no local o busto de Baden-Powell concebido pelo escultor paranaense Elvo Damo. Em 2012 recebeu outra manutenção de conservação por ocasião da Conferencia Mundial Escoteira realizada naquela cidade.

A Prefeitura de Antonina, através da iniciativa do 131° Grupo Escoteiro do Mar Antonina, inaugurou no dia 31/08/2019, o monumento que homenageia a memória dos Cinco escoteiros que marcharam de Antonina (PR) até a sede do governo brasileiro no Rio de Janeiro, em 1941, para pedir a reabertura do porto local.
SÃO PAULO

Na Praça da República, de frente para a rua do Arouche, o busto de Baden-Powell, de autoria do artista Vicente Larocca, foi encomendado em 1957, ocasião do centenário de nascimento. A peça trata-se de um busto de bronze instalado sobre um pedestal feito de granito de Mauá, medindo no total 3,35 metros. Foi inaugurada em 29 de março de 1959 tendo sido uma doação da UEB (União dos Escoteiros do Brasil) para a Cidade de São Paulo e está instalada no local onde iniciou-se o escotismo em São Paulo.

Localizado na Praça da Liberdade, foi inaugurado no dia 15 de novembro de 2017, município de Rio Claro, interior paulista, próximo a Escola Técnica Estadual Professor Armando Bayeux da Silva, um dos introdutores do escotismo na cidade em 1917. A inauguração do marco do Centenário contou com a presença do 41ºGE Marechal Rondon, do 174ºGE Santa Cruz, do Presidente da UEB-SP o Sr Alexandre Banchi, da comissária distrital Sra Marina Chiode, dos vereadores Maria do Carmo e Julio Lopes, do Prefeito João Teixeira Junior e do presidente da Camara Municipal André Godoy.


PLACA EM HOMENAGEM AO LOBINHO ALDO CHIORATTO – no Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 1932 Parque do Ibirapuera SP
Você precisa fazer login para comentar.