No dia 1º de agosto de 2020, às 16:00, foi descerrada a nova placa em alusão a fundação do escotismo brasileiro, aos 110 anos em que foi criado naquele local, pelos suboficiais da Marinha, o CENTRO DE BOY SCOUTS DO BRASIL. A placa antiga, instalada no ano 2000 substituindo a primeira de 1960, havia sido furtada.
Por iniciativa do CCME e da Capelania Nacional dos Escoteiros do Brasil, em função dos 110 anos da fundação do escotismo brasileiro, a nova placa foi descerrada no local, no dia 1º de agosto, que é o dia do início do acampamento na Ilha de Brownsea, não tendo podido acontecer no dia 14 de Junho, data simbólica de fundação do escotismo brasileiro, por conta da pandemia de Covid-19. Descerraram a placa o Sr Erval Allemand S Fº (presidente do CCME), o Sr Leonardo dos Anjos Mandu (presidente da Região Escoteira do Rio de Janeiro), o Padre Hugo Galvão (Capelão Nacional dos Escoteiros), o Sr Andre Torricelli (Coordenador do Grêmio de Vela do CCME), o Sr Roberto Escossia (13ºGE Flor de Lis) e Vitor Hugo Noronha (64ºGE Prof Lourival Gomes de Andrade).
Com a chegada dos novos navios da frota brasileira em 1910, fabricados na Inglaterra, ocasião em que os marinheiros participaram do nascimento do escotismo em solo inglês, eles publicaram notícias, trouxeram a proposta para o País, fundaram o primeiro núcleo e a Marinha divulgou através de palestras e incentivos o surgimento de associações escoteiras assim como também fizeram outras pessoas que estiveram pela Europa naqueles anos. A data que marca o início no Brasil é a fundação do Centro de Boys Scouts do Brasil em 14 de Junho de 1910, na casinha onde foi reinaugurada a placa.
Aconteceu transmissão ao Vivo pelo FACEBOOK do CCME, e da CAPELANIA, seguido de Missa em Ação de Graças no Santuário de Nossa Senhora da Sallete.
Assista como foi o descerramento da nova Placa:
Você precisa fazer login para comentar.