Claro que não. Por isso o nosso dever enquanto chefes é ajudar todas as crianças e jovens que estão no escotismo sob nossa responsabilidade.
Ajudá-los no sentido de incutir-lhes valores, ensinar-lhes coisas úteis, apoiá-los quando precisam, conhecê-los bem e proporcionar-lhes um ambiente saudável, alegre e dinâmico para serem cidadãos e cidadãs responsáveis na família, no trabalho e na sociedade, como dizia B-P.
Agora não, mas no futuro, quando se tornarem adultos, certamente lhes serão gratos e muito gratos pelo empenho que tiverem, pelas atividades, aventuras, descobertas e experiências que viveram, desde que se siga o método escoteiro, claro.
Não é importante que se tornem famosos como os das fotos apresentadas como exemplo. Desde que sejam pessoas comuns mas com carácter, trabalhadoras e bons profissionais, é um sinal visível de que os chefes os ajudaram a crescer.
Quanto às fotos, muitos saberão quem são. Mas para os que não sabem ainda:
1ª Foto: tirada em 1960, num acampamento na Ilha de Wight (UK). O rapaz louro é o inglês David Robert Jones, mais conhecido como David Bowie. Foi cantor, compositor, ator e produtor musical. Desde pequeno demonstrou ter uma boa voz e vocação para o mundo do espetáculo. Seus amigos escoteiros adoravam ouvi-lo cantar e a imitar Elvis Presley nos fogos do conselho.
2ª Foto: tirada em Londres, na década de ’50. Quem diria que esse lobinho, chamado Stephen Hawking, iria se tornar num dos maiores, senão o maior cientista do mundo? Era bom aluno, é certo, mas nada de extraordinário. Na alcateia, sim, era um garoto muito curioso e gostava de aprender coisas novas.
3ª foto: tirada na década de ’40, nos EUA. Este rapaz, de nome Neil Armstrong, ficou mundialmente conhecido como o primeiro homem a pisar na Lua. Escoteiro desde sempre, apreciador de aventuras e da arte de voar, chegou ao grau máximo de progressão que um escoteiro daquele país pode chegar (Eagle Scout). Em 1969, fez questão de levar à Lua o seu distintivo do Escotismo Mundial, que retirou do seu antigo uniforme.
Quantos “David”, “Stephen” e “Neil” aparecem nas nossas alcateias e tropas? São distraídos, barulhentos, curiosos, bagunceiros, cheios de energia e procuram no escotismo novos amigos, aventuras e desafios.
Devemos proporcionar isto a eles todos, com amor e carinho à causa da juventude, porque eles merecem tudo.
Afinal, eles crescem e devemos fazer com que façamos parte da história da vida deles.
ALEX RIPOLL é antigo escoteiro de Niterói, tendo pertencido ao 3º GEMAR Nossa Senhora da Boa Viagem e ao 8ºGE São Francisco de Assis. Há algumas décadas vive em Portugal, atuando como formador no Corpo Nacional de Escutas.
Você precisa fazer login para comentar.