RETORNOU AO GRANDE ACAMPAMENTO chefe DJALMA RIBEIRO, da Bahia, nascido em 25/10/1927, realizou sua primeira promessa como escoteiro aos 14 anos de idade, no dia 09/09/1941, e foi um chefe escoteiro e um marinheiro que atingiu grandes marcas protagonizando momentos únicos na história.
Servidor civil da Marinha, chefe Djalma carrega a marca de ter sido o segundo homem que por mais tempo serviu na ativa à Marinha do Brasil, por exatos 59 anos, ficando atrás apenas do Almirante Tamandaré, que serviu por 67 anos. Deixou de gozar 3 licenças prêmios, de 6 meses cada uma, para não desguarnecer sua função, por amor a Marinha, como ele mesmo dizia.
Estando entre os primeiros a realizar curso de IM nas regiões norte e nordeste e, o primeiro a recebê-la na Região Escoteira da Bahia. Sua Insígnia de Madeira foi outorgada pelo Escoteiro Chefe da UEB, o Almirante José de Araújo Filho, autorizada pelo Dr. João Ribeiro Santos, Comissário de Adestramento, em 08/11/1961, sob o Registro nº 39. Na mesma época, chefe Djalma foi um dos poucos brasileiros que teve a honra de recepcionar Lady Olave Soames Baden-Powell, quando visitou o Brasil.
Foi uma das poucas pessoas a recepcionar Olave Soames BP, no aeroporto de Salvador, em 1959.
Fundou o Grupo Escoteiro do Mar “Luiz Tarquínio” em 24/07/1950, foi Vice Presidente da Região Escoteira da Bahia por 05 anos; foi Presidente por 3 vezes do Grupo Escoteiro do Mar “Marcilio Dias” que teve a sua Sede inaugurada por ele no dia 26/ 03/1998; foi Presidente por 3 vezes do Grupo Escoteiro “Maestro Wanderley” o qual, sob solicitação do Cel. Sergio – Comandante Geral Corpo de Bombeiro – procedeu a reativação do Grupo no Corpo de Bombeiros do Iguatemi, em 15/02/2004.; Foi chefe no Grupo Escoteiro do Mar “João Das Bottas”, Sub- Chefe da Tropa Escoteira “Paraguaçu no Município de Cachoeira” (1946), foi presidente da Comissão de ética do Grupo Marcilio Dias e do GE Maestro Wanderley, e fundou um GE em Vitória da Conquista. Intercedeu junto ao chefe do Estado Maior da 6ª Região, seu amigo Coronel Américo, em favor do GE Duque de Caxias, que estava com dificuldades junto ao sub-comandante do quartel, e desde aquele diálogo promovido o grupo passou a receber irrestrito apoio ao 19 BC.
Foi Comissário Regional por dois períodos (1956 a1971 + 1986 a 1991), nos últimos anos Presidente de Honra e Diretor de Relações Públicas da Região da Bahia e atualmente era Presidente de Honra da Associação Amigos do Escotismo. Um conhecido provedor para o escotismo bahiano, foi autor da proposta de doação da antiga Sede Regional, reconstruída pelo Dr. Helmgton, Ex Presidente da Região, tendo sido doada através do Decreto pela Câmara Municipal que deu a escritura do maior Patrimônio da Região Escoteira. Naquela ocasião, juntamente ao chefe Emerson Azevedo, conseguiram várias caçambas de britas, areia e arenoso junto das Pedreiras de Simões Filho, para reconstrução da Sede Regional. Conseguiu os transportes gratuitos de ônibus para a realização e Congressos Regionais Escoteiros no interior do Estado, para os municípios, em Feira de Santana – Cruz das Almas – Madre Deus – Piritiba e Santo Antonio de Jesus. Coordenou dois desfiles de 9 de julho, e foi protagonizou, novamente, dos maiores momentos foi ter renovado a Promessa Escoteira do Governador do Estado, Rui Costa, que foi Lobinho no Grupo Escoteiro do Mar “Luis Tarquínio.”
Na residência do Cardeal Álvaro Augusto, ch Djalma assinou a instalação da ARCA, Assistência Religiosa Católica da Região.
Para os Escoteiros do Mar, foi através de Chefe Djalma que foram fornecidas 4 embarcações (escaler tropa) para os Escoteiros do Mar bahianos, sendo 2 (duas) para o GEMAR Marcilio Dias, 1 (uma) para o GEMAR João das Botas e 1 (uma) para Região Escoteira aos cuidados do COREMAR, além de Caiaques, Barcos infláveis, Motorres doados pela CP-Recife (2018) e DPC (2001), Instrumentos Musicais para 2 (dois) grupos e material de rapel, todos doados pela Marinha do Brasil. Por ocasião do Ajuri Nacional dos Escoteiros do Mar, realizado na Base Naval de Aratu, buscou com o Exmo. Almirante DAVENA, um Navio da Marinha, para uma navegação pela Baía de Todos os Santos. Com apoio irrestrito do Sr. Almirante Luis Sergio, conseguiu uma sede para o “Grupo Marcilio Dias” com instalações de Sala para a Diretoria, sala para Alcatéia, sala para Ramo Escoteiro, sala para Ramo Senhor, sala para Clã de Pioneiros, Almoxarifado, cantina, dois banheiros masculino e feminino e outras atividades. Através dele também foram realizados gratuitamente Cursos de Mestre Amador, de Arrais Amador e de Apito Marinheiro pela Capitania dos Portos; Curso Brigadista de incêndio patrocinado pelo Corpo de Bombeiros e Brasil Gás, realizados cursos e atividades patrocinados pela Base Naval de Aratu. Em 28 de janeiro de 2017, foi o organizador geral de um grande encontro, com apoio do Almirante Viveiros, Comandante do 2º Distrito Naval, de uma confraternização para os escoteiros da Bahia, no Clube Naval Cabana da Barra, em Salvador.
Ch Djalma buscou incansavelmente o apoio da Marinha para incrementar as atividades náuticas dos Escoteiros do Mar da Bahia.
Portador do Tapir de Prata (29/04/1989), foi homenageado pelo escotismo também com a medalha Velho Lobo (10/03/2004), a comenda Tiradentes, a medalha Cruz de São Jorge, a medalha de Bons Serviços grau Ouro e medalha Gratidão grau Ouro. Na Marinha, recebeu a medalha “Mérito Naval” grau de Oficial (11/06/2012), medalha Marechal Argolo Visconde Itaparica, da Policia Militar (17/02/2011), a medalha Almirante Tamandaré, a medalha Mestre Antonio da Silva (08/08/1987), a medalha “Ouro” ( 50 anos), a medalha Conselheiro “Almeida Couto” do Corpo de Bombeiros e a medalha do Mérito Funcional 40anos (07/08/1987). Como ele sempre contava, teve a honra e privilegio entregar a chefe Severina a I.M e a Medalha “Velho Lobo”. Recebeu Diploma de Mérito e Gratidão pelos relevantes serviços prestados pelo GEMAR Almirante Barroso (2018), da Região Escoteira da Bahia (2015), do GE Jequitibá, do GE Antonio Vieira, do GE Rui Barbosa, do GEMAR João das Bottas, do GEMAR Luiz Tarquinio, GE Cardeal Silva e do GE Maestro Wanderley.
Você precisa fazer login para comentar.