O REQGEM (Reconhecimento Especial de Qualidade dos Grupos Escoteiros do Mar) teve origem no acordo realizado entre a Marinha do Brasil, o Centro Cultural do Movimento Escoteiro e a União dos Escoteiros do Brasil, tendo por base igual reconhecimento existente desde 1919 na Inglaterra. A proposta foi iniciada em 2018 e a validade do procedimento teve início no ano de 2020, bem em meio às restrições da pandemia de Covid-19, quando os grupos escoteiros brasileiros estavam ainda sem realizar atividades presenciais, apenas no “on-line”. A validade do REQGEM é de três anos a partir do ano da conquista.
E foi nesse contexto que o 123º Grupo Escoteiro do Mar Almirante Saldanha, sediado no Clube Naval Piraquê, do Rio de Janeiro, formalizou o pedido da vistoria do REQGEM, seguindo os trâmites, logo após retomar as atividades presenciais em junho de 2021 no Clube Naval Charitas, em Niterói. Mesmo com muitas baixas de pessoal, que foram percebidas ao logo do retorno presencial, o GEMAR recebeu ainda em 2021 a vistoria realizada por Oficial do 1º Distrito Naval, que verificou o cumprimento das tradições marinheiras, o cuidado das embarcações e itens de segurança marítima além da qualificação dos adultos e cumprimento do programa marinheiro no escotismo, pelo Escotismo do Mar.
Após percorrer todos os trâmites, e ser aprovado, o Grupo-123 “Saldanha da Gama” foi convidado a comparecer no sábado 13 de agosto de 2022, no Salão Histórico do 1º Distrito Naval, e em cerimonia apropriada o Vice-Almirante Eduardo Machado Vazquez dirigiu a imposição do Título. Nas cadeiras diretoras do cerimonial, além do Comandante do 1º Distrito, estava o Capitão dos Portos Alessander Antunes Peixoto, o chefe do Estado Maior o Contra-Almirante Pedro Augusto Bittencourt Heine Filho e o presidente do 123ºGEMAR-RJ, o Sr Andre Torricelli Fernandes da Rosa.
Foram entregues a Panoplia, a Flamula e o Certificado do REQGEM ao Presidente do Grupo de Escoteiros do Mar, que logo em seguida foi convidado para fazer uso da palavra, ocasião em que relatou a origem do REQGEM, as dificuldades que o grupo passou para se manter ativo durante a pandemia de Covid-19 e também a dificuldade da retomada das atividades presenciais, que são sentidas ainda hoje, agradecendo todo o Grupo 123, que faz sempre sua boa ação, mantem-se firme nas tradições e busca o aperfeiçoamento do caráter dos seus. O Comandante do 1º DN, VAl Vazquez, encerrou a cerimonia fazendo uso da palavra e contextualizando o início do escotismo na Inglaterra, a atuação da Marinha do Brasil trazendo a brilhante iniciativa de Baden-Powell para o país, o apoio institucional que realizam desde então e citou também o discurso de Churchil no pós segunda guerra, quando citou o valoroso trabalho dos Escoteiros do Mar como patriotas defensores da nação, em apoio a retaguarda daqueles que vão de frente ao combate.
Encerrada a solenidade foi servido um coquetail e o Comandante do 1º Distrito Naval conversou um a um com os lobinhos, escoteiros e pioneiros e chefes presentes à cerimonia, conhecendo-os pessoalmente ainda melhor.
Mais informações sobre os procedimentos para participar do REQGEM, podem ser vistos na seguinte página: http://www.ccme.org.br/reqgem-reconhecimento-especial-de-qualidade-de-grupos-escoteiros-do-mar/
Você precisa fazer login para comentar.