No último domingo, 12 de Julho de 2020, algumas poucas famílias de escoteiros do 335ºGrupo de Escoteiros do Ar ‘Senta a Púa’, foram juntas ao Busto de Baden-Powell, localizado na Praça da República, capital paulista, de frente para a Rua do Arouche.
A intenção das famílias, foi honrar a memória do fundador do escotismo, Robert Smith Stephenson Baden-Powell, naquele local onde ele é homenageado desde 1959, com o busto esculpido pelo artista Vicente Larocca. Além da presença, tais familiares admiradores do fundador do escotismo, Baden-Powell, aproveitaram para agir diferente das pessoas comuns e fizeram uma limpeza no Busto. A ação de preservação do patrimônio cultural, por parte da sociedade civil, é um belíssimo exemplo dado pelos cidadãos, em respeito a memória de uma importante personalidade mundial.
Nas redes sociais do referido grupo escoteiro, os mesmos fizeram questão de divulgar que o evento não se tratou de uma atividade escoteira, mas de uma atividade entre familiares que pertencem ao grupo, e que cumpriram todos os protocolos de segurança contra a Covid-19.
O Escotismo em São Paulo tem seus primórdios a partir de 1914 com a fundação da Associação Brasileira de Escotismo (ABE), que ajudou a espalhar a pratica do escotismo pelo Brasil, junto da Marinha e outras iniciativas. Ao longo da história os escoteiros desse Estado brasileiro, inspirados em Baden-Powell, participaram ativamente de diversos capítulos da história da sociedade como ajudas humanitárias durante a gripe espanhola de 1918, a revolução constitucionalista de 1932 entre outros.
Você precisa fazer login para comentar.