A Assembleia Geral Ordinária do Centro Cultural do Movimento Escoteiro aconteceu nesta quarta 03 de Maio/23 no auditório da Diretoria de Portos e Costas (DPC). A reunião da Assembleia foi presidida pelo ex ministro da Marinha, AE Mauro Cesar Rodrigues Pereira, acompanhado do AE (Refº) Marcelo Francisco Campos, do VA (Refº) Vicente Phaelante Casales e do Diretor de Assistência Social da Marinha, o CA Ricardo Jaques Ferreira.
Logo no início da apresentação do relatório anual de 2022, feito pelo presidente Sr Erval Allemand Fº, foi prestada homenagem ao ex Presidente do CCME, o professor Roberto Ricardo. Srª Célia, sua viúva, recebeu um buquet de flores logo após as falas realizadas em homenagem ao nosso grande Roberto, que partiu em agosto passado para o Grande Acampamento. Em suas palavras Célia enfatizou sobre quanto Roberto prezava pelo cumprimento da filosofia e da Lei Escoteira.
Os chefes escoteiros que participaram da ‘Comissão pela Conservação dos Monumentos Escoteiros’ criada para agir durante a campanha de recuperação da Estátua ‘El Scout’ em 2019 e que entregou de volta o primeiro monumento escoteiro da America Latina, devidamente restaurada, receberam uma homenagem do CCME: um quadro com os distintivos da campanha, da reinauguração e do centenário. Foram homenageados os chefes André Torricelli, André Sá, Erval Allemand, Marcelo Motta, Fabio Marques, Roberto Escossia, Roberto Cesar e Milene Ponce De Leon. Também receberam um quadro representante da Região Escoteira do Rio de Janeiro, do CCME e do Sr David Izeckson Neto que foi premiado por realizar a maior doação para ajudar a campanha do restauro.
Em seguida, foram homenageados com a Medalha GRATIDÃO BRONZE o Contra-Almirante Ricardo Jaques Ferreira e o membro do Conselho Fiscal do CCME Guido Pfeffer, ambos pelas suas valiosas colaborações em favor do escotismo e em especial pelo CCME. Almirante Marcelo Campos, recebeu a Medalha GRATIDÃO OURO, uma mais que justa homenagem do CCME.
A última homenagem da noite foi feita ao decano do escotismo, chefe Ivo Marcelino Micelli, do 51ºGEAR 14 Bis e que também é um benemérito do CCME. Chefe Ivo é o mais antigo pesquisador sobre escotismo do Brasil. Hoje com seus 96 anos de idade muito atuou no acervo do CCME organizando e escrevendo histórias sobre os grupos escoteiros e o movimento, sendo que por este motivo foi distinguido com a ORDEM DA MEMÓRIA em 2015, porém não havia sido possível realizar a entrega da comenda. Logo após, foi distinguido também com a ORDEM DA HÉLICE, que é destinada àqueles que preservam e estimulam as tradições do Escotismo do AR brasileiro, outro tema que ch Ivo atua há decadas, sempre em prol da juventude, como o próprio declarou ao receber as comendas.
Antes do encerramento a Srª Aline Conde, Diretora Nacional da UEB, dirigiu-se aos representantes da Marinha do Brasil a fim de agradecer por todo apoio desde de sempre e em especial pelo Veleiro-Escola recentemente doado aos Escoteiros do Brasil. A noite foi encerrada com um coquetail na Sala Alte Benjamin Sodré, onde a escritora, cantora e poeta Inês Helena da Silva fez o lançamento do seu novo livro “Poemas e Canções”.
Você precisa fazer login para comentar.