Durante a realização da Assembleia do CCME no início do mês, aconteceu o Lançamento do trabalho inédito do “Passaporte dos Monumentos Escoteiros e Bandeirantes no Estado do Rio de Janeiro”, um trabalho que foi elaborado por ocasião do Fórum Mundial de Educação Não Formal, momento em que estiveram no Rio de Janeiro um número expressivo de representantes de entidades estrangeiras, de escoteiros e bandeirantes e outras parceiras desses movimentos.
A elaboração do “Passaporte” visou estimular o turismo cultural para este segmento que movimenta anualmente milhares de jovens e adultos de todo o mundo, especialmente nos períodos de férias escolares, tanto com viagens internacionais, nacionais como as locais e nas áreas de preservação ambiental. O roteiro elaborado conta também com os Campos Escolas dos escoteiros, em Guapimirim, e das bandeirantes, em Rio Bonito, além de outros campings privados em Saquarema e Magé, que fazem alusão em seu nome aos movimentos juvenis, e que poderão ser visitados para viagens do turismo doméstico tal como acampamentos.
O Rio de Janeiro foi o primeiro Estado Brasileiro a iniciar os movimentos escoteiro e bandeirante, há mais de um século, e tendo sido a capital federal do País, abrigou um número expressivo de homenagens a escoteiros, ao fundador do movimento, a datas comemorativas e alusivas a eventos por todo esse tempo, o que justifica a elaboração de um roteiro cultural e turístico com pontos que também ressaltam a história do Brasil como a Ilha de Boa Viagem, o Estádio Caio Martins, o Busto de Baden-Powell, o Chalé Escoteiro no Parque Nacional de Itatiaia dentre outros que estão distribuídos também pelo interior do Estado. Os turistas que resolverem adotar o “Passaporte” poderão receber alguns carimbos que estarão disponíveis em alguns dos locais de visitação.
O trabalho foi elaborado como apoio institucional ao evento do Fórum Mundial de Educação Não Formal ocorrido em 2019, desenvolvido pela Secretaria de Estado do Turismo do Rio de Janeiro, sob a direção do Ex Secretário Otávio Leite, que disponibilizou sua equipe para realizar a elaboração do conteúdo com o apoio do Centro Cultural do Movimento Escoteiro. A distribuição do material produzido, em papelaria, por sua vez, aconteceu sobre a gestão da Secretária Interina Adriana Homem de Carvalho, atingindo a rede hoteleira de copacabana, que é um dos pontos de maior relevância na hotelaria brasileira, e tendo a parceria com o CCME estarão disponíveis na sede do Centro Cultural do Movimento Escoteiro, com Passaportes em dois idiomas: inglês e português.
Os “Passaportes” também podem ser encontrados na recepção da Secretaria de Estado de Turismo (SETUR), nos dois idiomas, e estão disponíveis para download no seguinte link: http://www.ccme.org.br/destaques/
Você precisa fazer login para comentar.