Cerca de 500 escoteiros, bandeirantes e visitantes compareceram ao Parque das Crianças, no Aterro do Flamengo, no último dia 24 de setembro (2022), para presenciar a tão esperada Reinauguração da Estátua “O Escoteiro”, que desde 2019 estava fora das ruas do Rio de Janeiro sendo restaurada pela campanha liderada pelo CCME e pela UEB-RJ.
O evento foi presidido pelo chefe Andre Torricelli (CCME) tendo início às 09:30 com a execução dos Hinos do Chile e do Brasil, pela Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais. Diversos lobinhos, escoteiros, seniores, pioneiros e chefes escoteiros estavam formados na entrada do parque, de frente para a Estátua coberta pelo famoso “bandeirão” dos Escoteiros do Mar. Na lateral, foram formadas as autoridades, e na outra, os porta-bandeiras, com os pavilhões do Chile, do Brasil e da União dos Escoteiros do Brasil. Após os hinos, o mestre de cerimonias explicou ao público sobre o contexto histórico da doação da Estátua em 1926 e todos os percalços que levaram a sua restauração e a Reinauguração. Fizeram, ainda, uso da palavra os Presidentes do CCME e da UEB-RJ, o SubPrefeito da Zona Sul, o Cônsul do Chile que enalteceu a relação entre os dois países e esses histórico em comum, e o Contra-Almirante Jaques, que falou sobre o apoio dado pela Marinha do Brasil ao escotismo.
As autoridades presentes foram o Cônsul do Chile, Sr Juan Bordoli; o Contra-Almirante Ricardo Jaques Ferreira (Diretor de Assistência Social da Marinha do Brasil); o Deputado Otavio Leite; o Sr Flavio do Valle (Subprefeito da Zona Sul) e Alexandre Rinaldi; o Sr. João Luiz Reis (Subsecretário de Projetos Especiais e Pavimentação); Lucas Padilha (SubSecretário de Meio Ambiente do Município); Sr André Leonardo Fernandes (Presidente da UEB-RJ) e André Sá (Distrital da Zona Sul); o Sr. Erval Allemand S Fº (Presidente do CCME); da Srª Vera Dias, que é a maior especialista em monumentos do município, do representante do Almirante-De-Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar (Diretor Geral de Navegação); do Padre Hugo Galvão (Capelão Nacional dos Escoteiros do Brasil).
Em seguida, as autoridades foram chamadas para receber uma pequena estatueta, em homenagem à sua colaboração para a colocação da Estatua O ESCOTEIRO de volta à exposição pública. Em seguida, todos foram chamados para assistir uma belíssima apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, dentro do Parque das Crianças. Cabe ressaltar, que em 1923, quando da inauguração, a Banda Marcial dos Fuzileiros Navais também esteve presente se apresentando.
Após a linda apresentação, os lobinhos e escoteiros contaram com uma rodada de bases com temas correlatos a questão da Estátua “O Escoteiro”, como: “molde em gesso”, “ações de socorro em desastres”, “encadernação”, “rapell”, “espiritualidade” e “música escoteira”.
A “Comissão pela Conservação dos Monumentos Escoteiros”, que atuou a frente da campanha reunindo CCME e UEB-RJ, realizou mais de 40 reuniões presenciais na sede do Centro Cultural e diligências a orgãos públicos, desde maio de 2019, arrecadando cerca de R$ 30.000,00 para a recuperação da Estátua. A Comissão foi composta pelos seguintes chefes escoteiros Andre Torricelli, André Sá, Erval Allemand Fº, Fábio Marques, Marcelo Motta, Milene Ponce De Leon, Roberto Escossia e Roberto Cesar Rodrigues, ainda ressaltando a ajuda do Deputado Federal Otávio Leite que realizou a interlocução com alguns orgãos públicos.
Você precisa fazer login para comentar.