Retornou ao Grande Acampamento, na madrugada de 9 de abril de 2024, o Vice-Almirante (Ref) Domingos Sávio Almeida Nogueira. Ele era um membro ativo do Centro Cultural do Movimento Escoteiro.
Nascido a 2 de setembro de 1955, em Lorena (SP) começou a ser escoteiro logo cedo na tropa do Tiro de Guerra da cidade. Com a transferência do chefe da tropa que era militar do Exército procuraram à UEB e não receberam ajuda. Então os escoteiros seguiram fazendo as atividades de 1969 até 1971 com o que aprenderam com seu chefe, só que sozinhos. Se reuniam os 3 escoteiros: Savio, Eduardo e João Bosco todos os domingos à beira de um Ribeirão ao lado de um pontilhão de trens. Quando tinha cerca de 15/16 anos conseguiram o retorno da UEB e formalizaram a criação do 223ºGE Guaypacaré em 7 de setembro de 1971. Quando o grupo completou seus 50 anos de funcionamento lá estava o Almirante Sávio festejando junto dos seus parceiros escoteiros. No CCME ele presidiu diversas Assembleias, participou da elaboração do REQGEM e trouxe a Exposição “História do Escotismo em Selos” além de diversas outras atividades.
Estudou muito, entrou para o Colégio Naval e posteriormente para a Escola Naval (no Rio de Janeiro) onde se formou Guarda Marinha (1978) e chegou a Almirante (2008), sendo que foi promovido a Vice-Almirante em 2012. Serviu nos Navios “Custódio de Mello”, “Jansen”, “Brasil”, “Constituição”, “Defensora”; comandou a “Abrolhos”, o “Triunfo”, “Ceará” e a Base Naval de Aratu. Serviu no1º DN, 8º DN, CNBW, 4º DN, EMA, CON, DGN, Gabinete de Segurança Institucional da Presidência de República. Comandou o 6º e o 9º Distrito Naval, a Força de Superfície, o Centro de Comunicação Social da Marinha e a PEM.
Foi condecorado com muitas honrarias como a Ordem do Mérito da Defesa (comendador), Ordem do Mérito Naval (Grande Oficial), Ordem do Mérito Militar (comendador), Ordem do Mérito Aeronáutico (comendador), Ordem do Mérito Judiciário Militar, Medalha da Vitória, Merito Marechal Cordeiro de Farias, Medalha Militar (passador de Platina), Merito Tamandaré, Mérito Marinheiro (3 âncoras), Medalha do Pacificador, Medalha Mérito Santos Dumont, Medalha de Serviço Amazônico, Medalha Dom Pedro II, Ordem do Mérito Naval da Armada Boliviana (Oficial), Cruz Peruana ao Mérito Naval, Serviços Distinguidos da Colômbia e a Medalha Naval Honra ao Mérito do Peru (Grande Oficial). Recebeu os títulos de cidadão de Ladário, Corumbá, Manaus, e dos Estados do Mato Grosso do Sul e Amazonas. Do escotismo foi condecorado com a Medalha de Gratidão Ouro (UEB) e a Ordem da Âncora (CCME).
Que Deus o receba no Grande Acampamento! Deixou sua marca CCME.
O Velório acontecerá a partir de hoje às 21:00 na Igreja de São José. O sepultamento ocorrerá amanhã (10/04/24) no cemitério municipal de Lorena (SP) às 13:30.
Em 2016, no lançamento de seu livro “A Marinha na Amazônia”.
Em 2018, com João Bosco, irmãos escoteiros do 223ºGE Guaypacaré (Lorena, SP), na abertura da Exposição “História do Escotismo através dos Selos”
Em 2018, após a assembleia do CCME celebrando conquistas do Centro Cultural.
Você precisa fazer login para comentar.