Retornou ao Grande Acampamento na noite da terça-feira 2 de julho de 2024, o decáno dos Escoteiros do Ar e Benemérito do CCME, chefe Ivo Marcelino Miceli. Exatamente logo depois na data em de seu grupo completar 30 anos de fundação: o 51ºGEAR 14 Bis (RJ).
Nascido no Rio de Janeiro em 05/04/1927 chefe Ivo iniciou no escotismo aos 13 anos de idade, no grupo escoteiro “Nossa Senhora de La Salette”, no Santuário que fica no bairro do catumbi (Rio de Janeiro), um dos grupos mais antigos da extinta Federação de Escoteiros Católicos do Brasil, bem próximo ao local onde foi criado o escotismo brasileiro em 1910. Ao entrar na vida adulta se dedica a formação profissional e torna-se funcionário da VARIG. Passa a disseminar a modalidade do ar pela sua paixão pela aviação organiza atividades e é um dos fundadores do 52ºGEAR Fabiano de Cristo, no Méier, e em 30/06/1984. Dez anos depois, em 02/07/1994, na extinta área de laser da VARIG na ilha do governador, funda o 51ºGEAR 14 BIS, onde permaneceu até o presente momento ativo como Presidente de Honra. Foi membro da Coordenação Nacional da Modalidade do Ar ao lado do Coordenador Marcelo Penteado, Comissário Distrital da Ilha do Governador, Chefe de Grupo, Coordenador de Área etc e acima de tudo um ser humano que se preocupava com o próximo.
No Centro Cultural do Movimento Escoteiro chefe Ivo prestou uma grande colaboração organizando parte do acervo histórico com ênfase na organização da história dos Grupos Escoteiros, suas trocas de nomes e numerais, e continuidades históricas. Em 03/03/1984 foi constituída a equipe da primeira exposição do CCME, que ocorreu na UERJ, chefe Ivo Marcelino Miceli foi o coordenador. Quando o CCME completou 30 anos, em 2015, foi distinguido com a “Ordem da Memória” e, em 2023, com a “Ordem da Hélice”, que são comendas especialíssimas dadas pelo CCME, a primeira a quem se dedica a estudos sobre a história do escotismo e a segunda pela manutenção das tradições e da história do escotismo do ar. No escotismo recebeu ainda diversas condecorações como Bons Serviços, Gratidão Ouro, Cruz de São Jorge e em 2019 a Medalha Velho Lobo (50 anos de serviços prestados).
Chefe Ivo será velado no Cemitério do Cacuia, ilha do governador, a partir das 8hs do dia 04/07/2024.
Em 2023, recebendo a Ordem da Hélice durante a Assembleia Geral do CCME.
Você precisa fazer login para comentar.