O WebSite LIS BRASIL, que é uma bela iniciativa do chefe escoteiro paulista Paulo Cabello, lançou durante este momento de reclusão social alguns vídeos sobre Baden-Powell. Os vídeos e Podcasts que possuem sua redação e áudio feitos por Christian Gurtner são de altíssima qualidade e vale a pena conferir escutando uma boa história no Escriba-Café. Confira as obras lançadas, e que remontam fatos e todo fino trato do nosso admirável fundador do escotismo, o “iluminado” BP.
O primeiro é um vídeo que trata sobre o Aperto de Mão Esquerda, que é uma característica do movimento escoteiro, trazida das andanças pelo continente africano. O aperto de mãos é apenas mais uma das tradições escoteiras, incorporadas a partir das vivencias de Robert Baden-Powell, trazidas da África.
O PodCast ‘Escriba-Café’ é como uma áudio-novela, onde se pode escutar sobre o contexto histórico da Guerra dos Boeres, que resultou na independência da República do Transval, contra os colonos holandeses. Naquela ocasião, os britânicos protegeram a cidade de Mafeking onde existia um entroncamento ferroviário. Foi ali que nasceram as primeiras linhas do que seria o escotismo.
https://escribacafe.com/podcast-vi-lord-baden-powell/
No segundo PodCasts a audio-aula já vem acrescida de imagens com edição do Lis Brasil e relata a Segunda Guerra dos Boeres e a Carreira Militar de BP, e explica detalhadamente com mapas e imagens o sítio à Mafeking, originário das desavenças entre os holandeses e os ingleses. Vale à pena compreender o contexto daquela batalha que consagrou, ao final, o militar Baden-Powell, ocasião em que por 7 meses BP usou da imaginação e jogos de cena, para ter êxito.
O terceiro PodCast, da história narrada por Christian Gurtner, e ilustrada pelo LisBrasil, chega ao fim da série narrando os últimos momentos de BP já bem idoso, se mudando para a África, onde ainda escreveu e produziu pelo movimento escoteiro. Veja também nesse PodCast a última mensagem do nosso grande e admirável chefe, criador do escotismo e do bandeirantismo.
“procurem deixar esse mundo, um pouco melhor do que encontraram” disse Baden-Powell, e completou ainda “lembrem-se sempre da sua promessa escoteira, e que Deus os ajude a ser sempre assim”
O trabalho do Lis Brasil e de Christian Gurtner é uma obra de primeira linha que vale a pena ser vista e repassada para que jovens escoteiros e bandeirantes aprendam de forma diferente, animada e interpretada, um pouco de História do Escotismo.